05/04/2010 - Nordeste puxa alta nas vendas de eletrodomésticos A venda de freezer no Nordeste mais do que dobrou nos últimos doze meses, para 11,3 mil unidades, fazendo com que esta região passasse à frente da Grande São Paulo, que cresceu 54% no perÃodo. Os dados são da Nielsen e dão uma mostra de como o Nordeste tem pautado inclusive a venda de produtos de alto valor agregado, mesmo em se tratando de eletrodomésticos. A região, que já era estratégica para os varejistas de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e móveis, agora deve se tornar um campo de batalha, a partir da criação da Máquina de Vendas. A holding, formada pela união de Ricardo Eletro e Insinuante, a segunda maior do setor eletroeletrônico, só atrás do grupo Pão de Açúcar-Casas Bahia-Ponto Frio, tem 62% dos seus 528 pontos de venda no Nordeste. Nos últimos doze meses, segundo a Nielsen, a venda de linha branca na região aumentou 77% em volume, contra 36% da média nacional. Com isso, a participação do Nordeste em eletrodomésticos cresceu três pontos percentuais, para 13%, tirando assim um pedaço da fatia das regiões lÃderes: Sul (caiu de 25% para 23,5%) e o interior de São Paulo (de 22% para 20,5%). A fatia da Grande São Paulo ficou estável em 15%. Ainda assim, segundo Ricardo Nunes, presidente da Máquina de Vendas, 40% das vendas diárias de R$ 1,2 milhão da empresa na internet vem do Estado de São Paulo. A maior fabricante de linha branca do paÃs, a Whirlpool, já percebeu o movimento das redes no Nordeste. "Os grandes clientes do varejo não pareciam ter uma estratégia muito definida para a região até bem pouco tempo atrás, mas agora a nossa equipe de vendas vem registrando uma demanda mais robusta na região, com um plano de expansão mais agressivo por parte das redes, inclusive das regionais", diz Cláudia Sender, diretora de marketing da Whirlpool, dona de Brastemp e Consul. E se engana quem pensa que no Nordeste brasileiro só há espaço para itens básicos de eletrodomésticos. Claudia chama a atenção para o aumento das vendas de categorias que são desejo de consumo inclusive nas regiões mais ricas. "A venda de depuradores de ar, por exemplo, ficou estável no paÃs em 2009, mas cresceu no Nordeste, levando a participação da região no total aumentar meio ponto percentual", diz a executiva da Whirlpool, que chama a atenção para a alta nas vendas de lavadora neste mercado (quase 30%). Outros itens com demanda aquecida na região são ar condicionado, refrigeradores e tanquinhos. http://www.gsmd.com.br /port/abre_mercadoconsumo.aspx?id=5717 |
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