Projetar significa formalizar a idéia de se executar algo no futuro. Construir ou reformar sem projeto pode significar ter de refazer, modificar ou mesmo reconstruir a obra por não ter previsto coisas importantes.
Além da qualidade final, que poderá ser comprometida.
Os projetos de arquitetura e engenharia, dependendo de sua complexidade, representam geralmente de
5% a 10% do custo da obra. Contém informações ou soluções que podem resultar em economia e qualidade, compensando amplamente seu investimento. São pagos parceladamente, conforme seu desenvolvimento.

Após obter todos os dados e inteirar-se de suas expectativas, o profissional executará o Anteprojeto, que lhe será submetido para aprovação e eventuais modificações, contendo de uma maneira resumida características já definidas para a obra.

Aprovado o Anteprojeto, o profissional elaborará:

Projeto contendo as plantas arquitetônicas, detalhes construtivos, orientação sobre os projetos técnicos e autorizações legais necessárias a sua obra específica;

Caderno de Especificações discriminando os diversos materiais e acabamentos a serem utilizados na obra,
tais como: luminárias, louças, metais, esquadrias, janelas, tipos e cor de tinta, pisos, revestimentos e telhados.

Toda obra, sem exceção, exige um Projeto profissional para sua implementação segura e econômica.

Após a aprovação do projeto pelos órgãos competentes, e a entrega dos projetos, é possível o início da construção de sua obra. Esta é a etapa mais delicada, cara e demorada de todo o processo, além de
envolver o profissional habilitado requer mão-de-obra de qualidade.


Fonte: http://www.arearc.com.br/